A Volkswagen está investindo fortemente no segmento de maior crescimento no Brasil: o de SUVs. Hoje, já são quatro os modelos que compõem o Portfólio SUVW: Nivus, T-Cross, Tiguan e, agora, Taos. O lançamento já chegou chegando, e venceu os comparativos promovidos pela Quatro Rodas e pelo UOL Carros contra Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Para comprovar as qualidades do Taos, nada melhor do que dirigir, sentir e desfrutar de tudo que o novo SUV médio tem a oferecer em termos de tecnologia, desempenho, design, segurança e economia.
O design do Taos chama atenção por onde passa: é um SUV de linhas inovadoras, que, de cara, se destaca pela iluminação I.Q. Light totalmente em LED e adaptativa, que inclui um filete de luz na grade frontal. O para-choque dianteiro possui um elemento em X em preto-brilhante, que contrasta com a cor da carroceria. Já a lateral é marcada pelas formas robustas da linha de cintura e das caixas de roda, que convive com detalhes refinados como o estilo das rodas de 18 polegadas e os emblemas cromados que identificam a versão.
A traseira é igualmente sofisticada. As lanternas lembram o design dos Audi Q5 e Q7, e a iluminação em LED possui uma assinatura visual muito interessante. A tampa do porta-malas foi projetada para facilidade de acesso ao compartimento de bagagem, de longe o maior do segmento, com capacidade de 498 litros – ou 88 litros a mais do que o principal rival.
A cabine do Taos foi planejada para agradar aos mais exigentes em cada detalhe. O couro está nos bancos, volante e portas; há também revestimentos em camurça com costuras aparentes e superfícies em soft-touch. A tecnologia é um dos principais atrativos do Taos, que conta em todas as suas versões com duas grandes telas de alta definição, que se destacam pelos gráficos detalhados e pela facilidade de acesso.
No quadro de instrumentos está o Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas controlada por botões no volante. Existem três modos de visualização das informações, alternadas pelo comando “View”. A tela exibe dados diversos de computador de bordo, som, telefone e as informações dos assistentes de condução (ACC com controle de velocidade e distância do veículo à frente, limitador de velocidade, alerta de veículos em pontos cegos, assistente de saída de vaga e alerta de colisão frontal).
Já o sistema multimídia VW Play possui uma tela touchscreen de 10,1 polegadas com layout exclusivo para o Taos. Ela oferece um mundo de informações e personalizações, que podem ser amplificadas com o ponto de acesso a redes WiFi, que permite baixar aplicativos e adicionados ao HD interno do aparelho. Por esta tela é possível ver a câmera de ré e os gráficos dos sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, conferir as informações de computador de bordo, alternar entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), acessar menu de música, configurações diversas (até mesmo para mudar a cor da iluminação interna ambiente) e muito mais. Aliás, o Taos possui duas tomadas de 12 Volts, espelhamento de tela de celulares (sem fio para iPhones) e 3 entradas USB Type C pela cabine.
A lista de equipamentos para o Taos Highline é bastante extensa e inclui teto solar elétrico panorâmico com cortina elétrica, banco do motorista elétrico com ajustes lombares, ar-condicionado automático digital de duas zonas com porta-luvas refrigerado e duas saídas de ar traseiras, apoios de braço dianteiros e traseiros com porta-objetos, freio de estacionamento eletromecânico, chave presencial com partida do motor por botão, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, câmera de ré, retrovisores com desembaçadores e rebatimento elétrico, iluminação ambiente personalizável em diversas cores e muito mais.
Todos os equipamentos, o acabamento e o visual realmente impressionam, mas o Taos cativa mesmo é na hora de dirigir. Com a melhor relação peso/torque do segmento, o motor 250 TSI rende 150 cavalos e 25,5 kgfm já a partir de 1500 rpm. Esta força toda é administrada pelo consagrado câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas manuais por paddle-shifts ou pela própria alavanca, além do modo Sport. Resultado: o Taos acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos, mais rápido que seus rivais Compass e Corolla Cross.
A posição de dirigir elevada garante também uma excelente visibilidade para quem está ao volante do Taos, complementada pelos retrovisores com amplo campo de visão. E para auxiliar ainda mais, luzes acendem nas lentes dos espelhos externos toda vez que algum veículo está trafegando nas áreas de pontos cegos do veículo. O conjunto de suspensão também merece aplausos, por manter a estabilidade do veículo em um patamar elevado e, ao mesmo tempo, absorver bem as irregularidades do piso.
A assistência da direção elétrica se destaca pela excelente progressividade, deixando o Taos fácil de manobrar e com a segurança necessária para a condução em velocidades mais elevadas. E o excelente isolamento acústico da cabine torna ainda mais especial a experiência de ouvir o sistema de som do Taos, de 8 alto-falantes.
Para sentir, se conectar e conhecer em cada detalhe o novo Volkswagen Taos, agende já seu test-drive com a Alemanha Veículos: