No ramo automotivo, são poucas as pessoas que permanecem por uma década exercendo suas atividades com uma mesma marca de veículos. E Fabrício Linhares Cavalcante, consultor de vendas da Alemanha Veículos que trabalha desde 2010 com automóveis da Volkswagen, está celebrando 12 anos de Alemanha Veículos em grande estilo: ele acaba de superar a incrível marca de 1.700 veículos da VW vendidos! “Cada carro que eu vendo, agradeço à Deus”, revela, com muita fé.
Motivado por esta meta superada, Fabrício quer ir ainda mais longe. “Tenho sangue azul. Sou apaixonado por carro e pela marca. Rumo aos 2.000!”. Com muita dedicação, ele percorreu um longo caminho para chegar até aqui. Antes de ingressar na concessionária, ele era representante comercial de uma marca de óleo lubrificante. “Na Alemanha Veículos, entrei como trainee de vendas, passando por várias etapas até chegar a consultor de vendas”, explica.
O Segredo das Vendas
No começo da carreira, Fabricio não esconde que tinha muitas inseguranças. Pensava o tempo todo se iria mesmo conseguir fechar as vendas. “Nem almoçava de tanto nervoso que eu ficava. Ficava gelado e tudo”, explica, “Mas a pessoa que tem fé, tem mais força”, diz. Acompanhando as novas tendências do mercado, ele marca presença no Instagram e capricha na hora do Test Drive. “Temos que estar antenados com tudo, temos que estar sempre a frente. Temos que ser vistos”, explica.
Além de tratar todas as pessoas de maneira igual, a praticidade no atendimento é uma das qualidades que ele busca: “A maioria dos clientes querem agilidade e bom atendimento”, diz. “Se o vendedor enrolar muito, não vai fechar nada. Sou muito desenrolado”. Com uma carteira de clientes muito bem atendidos ao logo desses 12 anos, Fabrício fecha muitas vendas por indicação. “Quando cheguei aos 1.000 carros, fui homenageado pelo grupo, me colocaram na capa do jornal”. Agora ele quer dobrar essa marca.
Entre tantas vendas, tem uma que ele nunca esqueceu. “Um senhor entrou com sua esposa. Entraram de chinelo e o vendedor não quis atender”. Fabrício foi lá e conversou com o casal.
O vendedor descobriu que eles tinham vindo de uma concessionária concorrente e estavam reclamando que haviam sido muito mal atendidos. No final, foi mais um golaço. “Fiz a venda de um Gol Vermelho. Ele vinha juntando dinheiro, naquela época tinha até moeda de 1 real. Foram 200 reais só em moeda de um real”, conta Fabrício. O homem tinha uma oficina de reparo de motos e bicicletas e vinha guardando dinheiro trocado. “O Gol vermelho era pro filho dele, que tinha acabado de completar 18 anos. Essa história mostra que você não pode prejulgar ninguém”, diz.
Relação com a marca
“Ser reconhecido me motiva cada vez mais. Essa placa que a Volkswagen entrega para os melhores do ano, com assinatura do Casagrande [Ricardo Casagrande, diretor de vendas da VW América do Sul], é uma grande motivação, gosto muito dessa premiação”. “A VW representa tudo o que tenho hoje. Só gratidão. Rumo a 2.000 carros!”.