A Volkswagen do Brasil fecha o ano de 2015 como a exportadora nacional de veículos, com um crescimento de 35% nas vendas ao exterior em relação ao ano anterior, totalizando 124.959 unidades embarcadas para 16 países. Para efeito de comparação, foi um crescimento mais de 10% superior aos resultados gerais divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores): o setor teve aumento de 24,8% nas exportações. Dos 416.955 automóveis exportados pelo Brasil em 2015, a Volkswagen foi responsável por 30% dos embarques.
“A Volkswagen do Brasil encerra mais um ano como a líder na exportação de veículos do País, o que reforça o compromisso inquestionável com o Brasil. As exportações são importantes na tentativa de um melhor equilíbrio financeiro. Seguimos em busca de novos negócios, por meio do incremento do portfólio de produtos para a ampliação de nossa atuação nos mais diversos mercados”, comenta o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Além de maior exportadora do setor em unidades embarcadas, a Volkswagen também é a maior exportadora do setor em valores, o que também a coloca entre as 25 maiores empresas exportadoras do País em 2015 – considerando todos os setores – com um aumento de 12,2% em relação ao ano passado.
O modelo mais exportado foi o Gol, com 54.834 unidades, seguido do Voyage (22.406), Saveiro (19.883) e up! (16.554). O principal mercado externo da marca no exterior continua sendo a Argentina (país onde o Gol foi 1º colocado em vendas no ano de 2015), com 68.788 unidades embarcadas.
Em 2015, a Volkswagen iniciou as exportações do up! para o Uruguai, México e Peru, nas versões take up!, move up! e high up! com quatro portas. No total, o up! registra mais de 24.600 unidades exportadas, entre 2014 e 2015. A empresa também diversificou o seu portfólio de exportações com o retorno das vendas do CrossFox no México e o lançamento da Saveiro Cross Cabine Dupla na Argentina.
“O real desvalorizado contribui para o aumento das exportações, mas não é o único fator e nem o mais relevante em nosso caso. É importante destacar que alguns países da América Latina também sofrem com a desvalorização das suas moedas. Porém, mesmo diante desses desafios, a Volkswagen reforçou sua estratégia de exportação e incrementou o portfolio com novos produtos, como up! por exemplo, que tem tido uma excelente aceitação nesses mercados, conseguindo com isso impulsionar as exportações da marca”, afirma o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal.
A Volkswagen contabiliza mais de 3,4 milhões de unidades embarcadas para 147 países. Em 2015, comemorou 45 anos do primeiro embarque de veículos para o exterior, quando foram exportadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul, no ano de 1970.
A empresa utiliza os portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar os veículos, aproveitando a proximidade estratégica com as fábricas localizadas em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).