Contabilizando 62 anos de atividades no Brasil, a Volkswagen conta com mais de 600 concessionárias em todo o Brasil – sendo seis delas do grupo Alemanha Veículos. Na edição de janeiro da revista Líderes do Brasil, o atual presidente e CEO da VW no País, David Powels, foi premiado como Líder na Indústria Automotiva.
A Volkswagen foi responsável por diversas inovações no mercado brasileiro: foi a pioneira a lançar um automóvel com injeção eletrônica de combustível (Gol GTi, em 1988); primeira a equipar carros com freios antitravamento (ABS), com o Santana em 1991; também inaugurou as 16 válvulas entre os carros 1.0 (Gol, em 1997) e os motores flex-fuel, com o lançamento do Gol 1.6 Total Flex em 2003.
Mais recentemente, a VW apresentou o primeiro compacto brasileiro a utilizar motorização 1.0 de três cilindros com turbocompressor, injeção direta de combustível e possibilidade de rodar com gasolina ou etanol – o up! TSI. Em 2016, a montadora apresenta o Golf, único carro nacional que traz de série 7 airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controle do diferencial e freios com sistema de frenagem automática pós-colisão.
David Powels é natural da África do Sul e assumiu a presidência da VW do Brasil em janeiro de 2015. Graduado em contabilidade pelo British Institute of Cost and Management Accountants, está no grupo desde 1989 e, na Alemanha, cuidou também das finanças da Audi. No Brasil, foi vice-presidente de finanças e estratégias corporativas da VW entre 2002 e 2006.
Atualmente, a Volkswagen opera com quatro fábricas no Brasil – em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) – acumulando 22 milhões de veículos produzidos, atuando em campanhas publicitárias que realçam o valor do dinheiro dos consumidores e investindo em sustentabilidade, monitorando os impactos ambientais nos processos produtivos e produzindo automóveis com reduzidos índices de emissões de dióxido de carbono.