O site especializado em carros Motor1.com elegou o Volkswagen Polo Comfortline TSI como a melhor opção de compra entre todos os carros na faixa de preço de R$ 65 mil a 75 mil reais. E o vice-colocado também é da Volkswagen: o sedan Virtus Comfortline TSI. Juntos, os modelos derrotaram modelos como Toyota Yaris, Peugeot 308 e 408, Fiat Argo e Cronos, Hyundai HB20 Hatch e Sedan, entre muitos outros.
A nova geração do Polo chegou ao Brasil com o mesmo padrão europeu de construção, aproveitando a plataforma do Golf. Isto se traduz para o motorista em boa dirigibilidade, estrutura 5 estrelas em segurança (Latin NCAP) e itens de carros mais caros, como o diferencial auto-blocante XDS. Também destaca-se pelo motor com turbo e injeção direta (128 cv e 20,4 kgfm), que garante o melhor desempenho da categoria e consumo reduzido de combustível. A versão Comfortline já vem com câmbio automático, airbags laterais, ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos, central multimídia de 6,5 polegadas com espelhamento de tela de celulares, controles de estabilidade e tração, rodas de liga aro 15″ e sensor de estacionamento traseiro. E além disso, ainda tem a cesta de peças mais em conta e o menor seguro entre todos os finalistas.
Já o Virtus não é simplesmente um sedã derivado do Polo. Com acréscimo de 9 cm na distância entre-eixos em relação ao hatch (2,65 m contra 2,56 m), o três-volumes oferece espaço bem superior no banco traseiro, além de um enorme porta-malas para 521 litros. Na briga com os rivais, ele leva vantagem também na mecânica (motor TSI de 128 cv e 20,4 kgfm com câmbio automático de 6 marchas) e na dirigibilidade. Seus custos são muito próximos aos do Polo, mas, se espaço for primordial para você, o Virtus é o vencedor.