Atentos ao mercado brasileiro, alguns fabricantes de carros já oferecem veículos blindados de fábrica, diferente da mais conhecida blindagem oferecida por empresa terceirizada. A Audi é a primeira montadora que oferece seu SUV médio, o novo Q5, com o máximo de proteção permitida para um veículo civil, a blindagem nível III-A, que resiste a disparos de armas de fogo como a Magnum 357, 9 milímetros (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até de calibre .44. O Audi Q5 Security recebe a blindagem em sua fabricação, diferente dos carros blindados em empresa terceirizada, que inevitavelmente precisam ser desmontados.
Os engenheiros da Audi realizaram novos testes para que o peso extra da blindagem não prejudicasse a impecável dinâmica ao dirigir o Q5. Os freios vieram da versão mais esportiva, SQ5, portanto são maiores para lidar melhor com o peso extra. Já os pneus são exclusivos, com índice de carga 105 (cada um suporta até 925 kg) e do tipo run flat, ou seja, podem rodar mesmo quando estourados, garantindo maior segurança para seguir trajeto sem precisar descer do carro.
A célula de segurança do Q5 blindado incorpora toda a área de passageiros, inclusive o porta-malas, já que este pode ser acessado por uma portinhola atrás do apoio de braço traseiro. Portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do compartimento do motor, são feitas de aço de alta resistência. As janelas utilizam vidros à prova de balas com multicamadas.
A suspensão recebeu refinado sistema pneumático, que além de lidar melhor com o peso, permitem um rodar bem mais confortável. Por fim, os testes de colisão foram refeitos no Q5 Security, para garantir que a segurança do carro não se limitasse a suportar disparos de armas de fogo. São modificações que você jamais vai ver num carro blindado por uma empresa terceirizada.