Quando surgiu no mercado brasileiro, nos idos de 2011, o Chevrolet Cobalt ostentava como triunfo seu amplo espaço interno para pessoas e bagagens, de causar inveja a representantes do segmento de sedans médios. Agora, em sua reestilização, o modelo busca alcançar um prestígio maior. Faróis e lanternas espicharam, e os contornos da grade estão mais definidos. Os para-choques também estão mais elegantes.
Nesta versão das imagens (LTZ 1.8 manual, na cor Azul Macaw), é possível perceber detalhes cromados em regiões como os alojamentos dos faróis de neblina e na base das janelas laterais. Na tampa do porta-malas, um discreto vinco tem função de melhorar sua aerodinâmica. Para arrematar, as rodas aro 15” de liga leve possuem novo desenho, de seis raios vazados.
São itens de série do Cobalt LTZ:
- Alarme
- Airbags frontais
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura
- Freios ABS com distribuição da força de frenagem
- Abertura do porta-malas por controle remoto na chave e botão no interior do veiculo
- Ar-condicionado
- Direção hidráulica
- Chave tipo canivete dobrável
- Coluna de direção com regulagem em altura
- Desembaçador elétrico do vidro traseiro
- Espelhos retrovisores externos elétricos
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave
- Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”, com recurso anti esmagamento e abertura/fechamento automáticos pela chave
- Banco traseiro bipartido e rebatível
- Maçanetas internas cromadas
- Controlador de velocidade de cruzeiro
- Computador de bordo com informações como hodômetro total e parcial, tempo de viagem, consumo médio, velocidade média e autonomia
- Sensor de estacionamento traseiro
- Bancos de tecido e painéis de porta com revestimento marrom
- Friso cromado na parte superior das portas (detalhe visual que o distingue do LTZ 1.4)
Um dos destaques é o novo sistema multimídia MyLink, com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Agora há botões à sua direita: o giratório liga/desliga o sistema e regula o volume; há ainda botões para avançar/retroceder faixas de música e o botão de menu inicial. Agora é possível fazer o espelhamento da tela de smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, conectando-se com cabo USB. Assim, todo o conteúdo do celular pode ser acessado dentro do carro, quando o mesmo estiver parado. Há ainda rádio AM/FM, entrada auxiliar, Bluetooth, visualizador de fotos/vídeos e controles de rádio e do telefone no volante.
O motor 1.8 Econo.Flex 8 válvulas tem foco no torque, com 17,1 kgfm a partir de 3200 rotações por minuto com etanol e 16,4 kgfm com gasolina. São 108 cavalos com etanol e 106 cv utilizando gasolina. Este propulsor está aliado ao câmbio manual de 5 marchas, podendo ser equipado com a transmissão automática de 6 marchas, também utilizada no Cruze.
Quando o assunto é espaço interno, o Cobalt segue imbatível. Há farto espaço para pernas e cabeça, nichos para guardar objetos no console central, e o porta-malas leva 563 litros de bagagens, o maior do segmento. Também é possível rebater parcialmente ou totalmente o encosto do banco traseiro para acomodar objetos mais longos.