Desde seu lançamento, o Audi Q3 fez logo de cara sucesso entre o público e a mídia. E rapidamente se tornou um dos modelos mais vendidos da Audi. Logo, o Q3 virou uma das referências do segmento, correspondendo a grande parte dos desejos do seu público-alvo. A segunda geração do Audi Q3 chega para atender ainda melhor os consumidores, com carroceria ampliada, design aprimorado e novos equipamentos.
As linhas do Q3 seguem o estilo inaugurado no SUV de alto luxo Q8, com grade Singleframe em estilo octogonal com oito barras verticais e faróis em Full LED. Lateralmente, destaque para os arcos de roda mais musculosos, o aerofólio alongado e as colunas traseiras com inclinação acentuada. O interior incorpora tecnologias como o sistema multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque, além de comandos de voz que compreendem a linguagem cotidiana.
Todas as versões do Q3 contam com o seletor de modos de condução Audi Drive Select, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos traseiros com ajuste de inclinação do encosto, airbags frontais, laterais e de cortina, assistente de partida em rampa e controle de descida, faróis em LED e câmera de ré. Na versão Prestige Plus, os adicionais são: ar-condicionado automático de duas zonas, Virtual Cockpit, pacote de luzes ambiente, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e faróis totalmente em LED. E a versão topo-de-linha Black se diferencia por trazer teto solar, volante com paddle-shifts, auxiliar automático de estacionamento e bancos elétricos para motorista e passageiro.
Com 4,48 metros de comprimento e 1,85 metro de largura, o Q3 cresceu 9,7 centímetros no comprimento e ficou 25 milímetros mais largo que a geração anterior. Sua distância entre-eixos foi alongada em 7,7 centímetros, passando a 2,680 m, e ampliando o espaço para joelhos, cabeça e cotovelos.