Para as pessoas que buscam um utilitário esportivo de grandes proporções com o refinamento dos sedans de alto luxo, o Audi Q7 se sobressai em diversos aspectos: desde a lista de itens de série até a eficiência de seu motor 3.0 V6 Turbo, passando pelo aproveitamento de seu amplo espaço interno e pela tração nas quatro rodas.
Externamente, o Q7 se impõe pela iluminação frontal e traseira em LEDs, elegantes faróis de xenônio nos fachos baixo e alto, retrovisores com rebatimento elétrico, com memória e aquecimento; rack de teto em tom alumínio, rodas de alumínio aro 20” (com pneus 275/45) e saída dupla de escape.
Com espaço para sete pessoas, o ambiente interno é clareado pelos dois tetos solares: o frontal panorâmico, com abertura para os ocupantes da frente, e ainda um teto solar na parte traseira. Na versão Ambition, o Q7 traz itens de série como:
- Ar-condicionado dual-zone (com regulagem entre 16º C e 28º C, ajuste de meio em meio grau, com saídas de ar laterais e traseiras)
- Direção hidráulica com assistência variável
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos (inclusive lombar) e duas posições de memória de posição cada
- Revestimento em couro Verano
- Controlador de velocidade de cruzeiro
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Focos de luzes internas
- Retrovisor interno com função anti-ofuscante automática
- Coluna de direção com regulagem elétrica
- Volante revestido em couro com comandos de computador de bordo e shift paddles
- Vidros elétricos com acionamento por um toque
A central multimídia MMI concentra câmera de ré com linhas de guia, sistema de som Bose, DVD Changer, recepção de TV, GPS, duas entradas para cartões SD, Bluetooth para reprodução de áudio e telefone, comandos de voz, além de ajustes do veículo, como a regulagem dos modos de direção (que ajustam a suspensão pneumática em questão de segundos).
Com abertura e fechamento elétricos, a tampa do porta-malas dá acesso a 773 litros de capacidade, com a terceira fileira de bancos rebatida. Os bancos da segunda fileira correm em trilhos e os encostos de cabeça se rebatem ao puxar uma tira de tecido. Nas laterais, há redes para fixação de carga e cobertura removível do porta-malas. Um botão à direita do compartimento faz com que a altura da suspensão se eleve ou abaixe, para facilitar o carregamento e descarregamento de objetos.
Em termos de segurança, o Q7 traz airbags frontais, laterais e de cortina, alarme volumétrico, cintos de segurança com sensor de afivelamento, ajuste automático da altura e lavagem dos faróis, fixação ISOFIX na segunda fileira de bancos, travamento das portas pela chave e freios a disco ventilados nas quatro rodas com ABS, controles de tração e estabilidade, controlador de velocidade em descidas, assistente de partida em ladeiras, alerta de veículos em pontos cegos e detector de fadiga, que sugere ao motorista uma pausa após longos percursos.
Dando a partida, mal se ouve o ronco do motor 3.0 V6 Turbo com injeção direta de combustível, que rende 333 cavalos entre 5500 e 6500 rotações por minuto, e torque de 44,9 kgfm de 2900 a 5300 rpm. Mas o propulsor, em conjunto com o câmbio automático Tiptronic de 8 marchas, leva o SUV de 2240 quilos de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. Sua velocidade máxima é de 243 km/h. O tanque de combustível tem nada menos que 100 litros de capacidade.
São sete as tonalidades disponíveis para a carroceria (Branco Carrara, Branco Geleira, Cinza Condor, Cinza Grafite, Prata Gelo, Preto Orca e Preto Profundo) e outras quatro cores internas (Bege, Cinza, Marrom e Preto).