A Audi está fazendo história mais uma vez: pela primeira vez, um automóvel com propulsor elétrico, bateria de alta voltagem e conversor de energia venceu o rali no deserto mais difícil do mundo. O Audi RS Q e-tron pilotado pelos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz garantiu a vitória da marca premium no Rally Dakar após cerca de 7.900 quilômetros, com uma notável vantagem de 1 hora e 20 minutos sobre o veículo que terminou a prova como segundo colocado. Os suecos Mattias Ekström e Emil Bergkvist, da equipe da Audi, também completaram a prova.
O Rally Dakar 2024 contou com trajetos de aproximadamente 400 quilômetros em média por dia, além de duas etapas com serviço limitado ou até sem opção de serviço, sendo 4.600 quilômetros cronometrados e 7.883 quilômetros no total. Estradas de pedra, terreno arenoso e diversas dunas formam o Bairro Vazio da Península Arábica e uma navegação muitas vezes difícil exige tudo das equipes. Carlos Sainz, que aos 61 anos possui uma carreira de ralis que se estende por cerca de quatro décadas, registrou um total de oito dias na liderança com Lucas Cruz nas doze etapas.
A Audi Sport alcançou um incrível resultado com a vitória do altamente eficiente RS Q e-tron em apenas três anos de desenvolvimento do veículo. Depois que a tração integral quattro mudou para sempre os ralis na década de 1980 e posteriormente conquistou vitórias e títulos em abundância no circuito, a Audi demonstrou grande inovação e força em Le Mans. O primeiro carro de corrida totalmente elétrico da Audi fez sua estreia na Fórmula E, antes de a marca enfrentar os desafios extremos do Rally Dakar e ser o primeiro fabricante com propulsão elétrica a concluí-lo com sucesso.
A equipe da Audi Center Teresina está à sua inteira disposição para mais informações sobre toda a linha de automóveis da Audi:
O Audi perfeito para você está disponível na Carhoo! Confira o estoque: