Na reestilização do Chevrolet Cobalt para a linha 2016, o sedan ganhou prestígio, novos equipamentos e visual mais elegante. Faróis e lanternas estão mais horizontais, enquanto a grade traz novos contornos (inspirados no novo sedan Chevrolet Malibu comercializado nos Estados Unidos) e os para-choques receberam novo desenho. O modelo 1.8 LTZ Automático traz detalhes cromados ao redor das molduras dos faróis de neblina, na base das janelas laterais e em torno da grade, além de rodas aro 15” de seis raios.
Internamente, o Cobalt LTZ 2016 também recebe elementos mais requintados: molduras em black-preto em torno das saídas de ar, na manopla de câmbio e na parte central do painel, revestimentos dos bancos e painéis de portas na cor marrom, volante revestido em couro e novos grafismos no quadro de instrumentos, que mescla conta-giros analógico e tela digital com velocímetro e informações do computador de bordo.
O sistema multimídia MyLink está em uma tela de maior resolução gráfica, mantendo a tela sensível ao toque de 7 polegadas. Agora é possível fazer o espelhamento de tela de smartphones compatíveis através do Android Auto e do Apple CarPlay. A central também traz rádio, entradas USB e auxiliar, Bluetooth para chamadas telefônicas e reprodução de áudio, comandos no volante, novos botões à direita do monitor e gráficos do sensor de estacionamento.
Nesta versão está presente o OnStar, ativado pelos botões incorporados ao espelho interno. Pelos alto-falantes e microfone incorporado ao forro de teto, é possível conversar com uma central de atendimento que fornece informações variadas, consultas, socorro em caso de acidente ou pane mecânica/elétrica, rastreamento do veículo e configurações através do aplicativo fornecido pela GM.
De série, o Cobalt traz na versão LTZ 1.8:
- Alarme
- Airbag duplo
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura
- Freios com ABS e distribuição de frenagem (EBD)
- Abertura do porta-malas por controle remoto na chave e botão interno
- Ar-condicionado
- Chave tipo canivete dobrável
- Coluna de direção com regulagem em altura
- Desembaçador elétrico traseiro
- Travas das portas e retrovisores externos elétricos
- Vidros elétricos com acionamento por um toque, recurso anti-esmagamento e abertura/fechamento automático pela chave
- Banco traseiro bipartido e rebatível
- Faróis de neblina
- Controlador de velocidade de cruzeiro
- Computador de bordo com informações como hodômetro total e parcial, tempo de viagem, consumo médio, velocidade média e autonomia
- Sensor de estacionamento traseiro
- Acendimento automático dos faróis
Ao volante, o Cobalt inspira um rodar sereno, com bom nível de isolamento acústico e suspensão de ajuste confortável. Seu motor 1.8, que garante vigor em baixas rotações, rende 106/108 cavalos e torque de até 17,1 kgfm utilizando etanol, força que o leva de 0 a 100 km/h em 10 segundos, de acordo com a GM. No modo automático, o câmbio de seis marchas possui passagens praticamente imperceptíveis, proporcionando inegável conforto no anda-e-para do trânsito. Também é possível fazer trocas sequenciais por um botão na parte superior da alavanca.
Outro grande destaque (literalmente) é o espaço interno capaz de acomodar cinco pessoas com área ampla para as pernas e a maior capacidade de porta-malas entre os sedans de seu porte: 563 litros. E ainda é possível rebater parcialmente ou totalmente o encosto do banco traseiro para acomodar objetos mais longos.
Para quem busca ainda mais sofisticação, também está disponível na Canadá Veículos a versão Elite do Cobalt, que traz motor 1.8 e câmbio automático de 6 marchas. Este modelo, que se diferencia externamente pelas rodas de estilo exclusivo e cromados na base das portas, traz todos os itens do LTZ, além de câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático (conforme a velocidade) e bancos com revestimento em couro.