A General Motors do Brasil celebra nesta terça-feira (26 de janeiro) a respeitável marca de 91 anos de atividades ininterruptas no País. A Chevrolet iniciou em 1925 a montagem de pequenos furgões urbanos, chegou a produzir até geladeiras, mas foi no ramo automotivo onde se consagrou, com a produção de 15 milhões de carros, com dezenas de modelos memoráveis ao longo dos anos.
Entre os marcos celebrados pela GM estão a liderança das vendas no varejo da Chevrolet nos últimos três anos, o Onix como o carro mais vendido em 2015 e a produção de 15 milhões de carros no país.
Em 2015, o Onix superou o Fiat Palio, ao emplacar 125.900 unidades. Desde o seu lançamento no mercado nacional, no fim de 2012, o Onix vem subindo no ranking geral. Foi o oitavo mais vendido em 2013 e passou para a quarta posição em 2014. Ao todo, já são mais de 400 mil modelos comercializados – há atualmente quatro versões: LS, LT, LTZ e Effect.
Antes do Onix, outros dois Chevrolet alcançaram o posto de carro preferido dos brasileiros: o Monza e o Chevette. O Monza até hoje o único sedã médio a ser tricampeão (1986, 1985 e 1984). Já o Chevette ganhou o título em 1983. Na história da indústria automobilística nacional, a Chevrolet é a primeira marca a colocar três diferentes carros no posto mais alto do ranking.
O momento ainda coincide com a Chevrolet conquistar o título de líder de vendas no varejo pelo terceiro ano consecutivo, com 388 mil veículos negociados para pessoas físicas, o segmento mais concorrido do Brasil.
A Chevrolet apresentou modelos que até hoje possuem grande carisma entre os brasileiros, como Opala, Omega, Vectra, D-20, entre outros. Atualmente, sua linha de automóveis é bastante abrangente: envolve 13 modelos dos mais variados segmentos, desde o Classic, o mais acessível, até o superesportivo Camaro SS V8, com 406 cavalos de potência, passando pelos sedans Prisma e Cobalt, SUV como Tracker e Captiva, modelos mais luxuosos como o Cruze Sedan e Sport6, picapes como Montana e S10, e até modelos de sete lugares como Spin e Trailblazer, sem contar o campeão de vendas Onix.
Linha de picapes teve na D-20, com cabine simples ou dupla, o maior sucesso entre os anos de 1985 e 1997
Omega, o Absoluto, foi o preferido do segmento de luxo no Brasil entre 1992 e 1998
Vectra (1996 – 2005) foi uma revolução no segmento de sedans médios: tinha formas aerodinâmicas e tecnologia embarcada
Cruze (2016) – entre os itens de requinte do sedan médio, destaque para partida remota, ar-condicionado digital, transmissão automática de seis marchas e central de atendimento OnStar, que presta diversos serviços ao cliente
Spin (2016): minivan que conta com versões LT (mais acessível), LTZ (com espaço para sete pessoas) e Activ (aventureira)
Camaro SS – referência em esportividade, traz design que homenageia a primeira geração do Camaro e conta com motor 6.2 V8 de 406 cavalos
S10 High Country (2016) – versão mais luxuosa da picape média que é sensação no mercado brasileiro e líder de vendas desde seu lançamento, há 20 anos