A Renault do Brasil manteve a trajetória de crescimento que segue de forma contínua no país desde 2010, alcançando novo recorde de participação de mercado: 7,7%, com ganho de 0,2 ponto percentual em relação a 2016. No total, a empresa emplacou 167,1 mil veículos, contra 149,9 mil unidades emplacadas em 2016, um crescimento de 11,4%, superior ao aumento registrado pelo mercado automobilístico brasileiro em 2017, que foi de 9,4%.
“Chegamos ao final do ano com vários motivos para comemorar. Apresentamos dois novos produtos: o Captur e o Kwid, principal lançamento do ano. A produção desses veículos para os mercados interno e externo motivou a contratação de 1.300 colaboradores para a inauguração do terceiro turno completo. Tudo isso só foi possível porque a Renault manteve inalterados seus investimentos no Brasil, mesmo em períodos de instabilidade econômica. É a soma desses fatores que nos permitiu, mais uma vez, crescer em participação de mercado no país”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.
Entre os destaques comerciais da marca estão o Sandero, sexto veículo mais emplacado do Brasil em 2017, com 67,3 mil unidades; o Kwid, com 22,6 mil unidades comercializadas após seu lançamento, em agosto; e o Renault Master, líder absoluto pelo quarto ano consecutivo do segmento de furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, com 51% de market share. Destaque também para as exportações, que alcançaram recorde histórico em 2017, chegando a 98,3 mil veículos (de passeio e comerciais leves), contra 71,3 mil unidades em 2016, uma alta de quase 38%.
O sucesso e as qualidades dos lançamentos Renault foram reconhecidos pela imprensa especializada, levando à conquista de uma série de prêmios ao longo do ano. O Captur foi vencedor na categoria “Melhor Design América Latina” no prêmio Americar, promovido pela Associação América Latina da Imprensa de Carros, que reúne 70 jornalistas de 11 países da região. E foram, ao todo, 18 troféus, com destaque para o Kwid. O SUV Compacto da Renault foi contemplado em dez prêmios:
- “Melhor Compra 2017”, entre todos os automóveis à venda no Brasil, revista Quatro Rodas
- Melhor compra do segmento na categoria “Carro até R$ 38.000”, revista Quatro Rodas
- “Melhor Carro Compacto”, no prêmio CAR Awards 2018, CAR Magazine
- “Melhor SUV de entrada”, no prêmio “Os Escolhidos”
- “Carro de Passeio 1.0”, na premiação Carsughi L’Auto Preferita
- Melhor carro na Categoria “Carros de até 1.200cc” no Prêmio Abiauto 2017 (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva)
- “Melhor veículo do ano”, no prêmio Top Car TV
- “Melhor Comercial de TV”, também no prêmio Top Car TV
- “Melhor Comercial/Campanha Publicitária”, no prêmio Carpress.
- “Melhor Ação de Vendas”, novamente no prêmio Carpress.