A fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), está cada vez mais eficiente no uso de energias. Prova isso é que a unidade acaba de conquistar a certificação inédita ISO 50001:2011 de seu Sistema de Gestão de Energia, que visa a melhoria contínua do desempenho energético, contribuindo para a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.
A certificação da Anchieta de acordo com a norma internacional ISO 50001 comprova que a fábrica já tem um padrão eficaz do ponto de vista energético. E, ao mesmo tempo, permite que a unidade torne seus processos cada vez mais eficientes em relação ao uso da energia. A Anchieta – onde são produzidos os modelos Polo, Virtus e Saveiro – é a primeira fábrica da VW na América do Sul a receber essa certificação. A conquista ocorreu junto com a auditoria que aprovou a manutenção da ISO 14001:2015, do Sistema de Gestão Ambiental da Anchieta.
Economia de Energia na Volkswagen do Brasil
- 448 novas ações de economia de energia foram implementadas na Volkswagen do Brasil desde 2012.
- 95.928 MWh é a economia por ano com essas ações. Equivalente ao consumo anual de cerca de 50 mil casas!
- Em 2018, a Volkswagen do Brasil reduziu em 10,4% o consumo de energia por veículo produzido, comparando com 2017.
Confira algumas ações da fábrica Anchieta para economizar energia
- Novos robôs da área de Armação (onde é montada a carroceria) têm nova tecnologia que consome 30% a menos de energia do que o processo anterior.
- Elevadores geram energia: em áreas produtivas, como a Armação, elevadores “transportam” a carroceria. Quando o elevador sobe, usa energia elétrica. Quando desce, o sistema transforma a energia mecânica em elétrica, a qual é lançada na rede da fábrica para uso em outros processos.
- Rodagem produz energia: antes de sair da Montagem Final, os veículos passam pelo teste de rodagem, onde são acelerados sobre rolos. Esses rolos têm um eixo ligado a um motor, que converte a energia mecânica em elétrica, a qual é devolvida à rede da fábrica para uso em outros processos.
- Substituir sistemas de gerenciamento do consumo de energia por controles digitais.
- Priorizar a manutenção de elementos que compõem as instalações elétricas.
- Substituir motores tradicionais pelos de alto rendimento.
- Instalar inversores de frequência para controlar velocidade e potência consumida por equipamentos.
- Aproveitar luz natural e usar sensor de presença.
- Instalar medidores de energia para monitorar o consumo de cada área.