Quem deseja fazer parte do fã-clube dos SUVs encontra no Renault Duster diversas vantagens quando o assunto é espaço interno, robustez e relação custo-benefício, atraindo até públicos de outras categorias. Disponível nas versões Expression 1.6, Dynamique 1.6, Dynamique 2.0 4WD e ainda na série especial Dakar (nestas imagens), o utilitário renovado em 2015 se destaca por detalhes de estilo como as lanternas com LEDs, as rodas aro 16 escurecidas, a grade em preto-brilhante, os racks de teto e as molduras prateadas dos para-choques.
Um dos (literalmente) grandes méritos do Duster, as dimensões avantajadas, proporcionam conforto para cinco pessoas e bagagem, já que o porta-malas comporta de 400 a 475 litros, nas versões 4×4 e 4×2, respectivamente. E a distância entre-eixos, de 2,67 metros, é significativamente superior a de seu rival, o Ford EcoSport, que oferece distância de 2,52 metros. O porta-malas do Ford – um carro mais urbano – também é menor: 362 litros.
O Duster também se destaca por uma lista completa de equipamentos, que de série incluem ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS, airbag duplo, limpador, lavador e desembaçador traseiro, alarme perimétrico, volante e banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos nas 4 portas, travamento das portas a 6 km/h, função ECO Mode (que reduz o consumo de combustível) e sistema de som com rádio, CD/MP3 player, entradas USB e auxiliar, além de comandos de áudio e celular na coluna de direção.
O SUV da Renault sobressai-se em comparação ao EcoSport, ao adotar rodas de 16 polegadas em alumínio (o Ford usa rodas aro 15”) e trazer vidros elétricos com função um-toque para motorista e passageiro, alarme e protetor de cárter, itens indisponíveis de série no rival. E além de tudo, o Duster sai mais em conta para o cliente – seja na compra à vista ou em financiamentos de 36 ou 48 vezes.
Aventureiro, o Duster conta com a opção de tração nas quatro rodas em conjunto com o motor 2.0, o câmbio mecânico de 6 marchas e a suspensão traseira do tipo multilink, o tornam mais apto a encarar terrenos fora-de-estrada.
Outro destaque positivo é o sistema multimídia Media Nav, com tela colorida sensível ao toque de 7 polegadas, com Eco-Scoring e Eco-Coaching (que avalia o modo de condução do motorista em relação à economia e dá dicas para gastar menos combustível), além de GPS, rádio, entradas USB e auxiliar, e comandos na coluna de direção. Todos estes fatores, somados aos motores 1.6 de até 115 cavalos e 2.0 de até 147 cv, fazem do Duster uma opção bastante vantajosa no mercado brasileiro.