A equipe europeia da Renault Sport tinha ma missão especial: transformar o Sandero em um legítimo esportivo. O resultado é a versão R.S., verdadeiramente voltada à alta performance, a começar pelo motor 2.0, que rende 145 cv com gasolina e 150 cavalos com etanol. Mas a força bruta não é tudo: o Sandero R.S. tem visual mais instigante, com para-choques, spoilers laterais e aerofólio traseiro otimizados para melhor aerodinâmica, além das rodas de 17 polegadas, suspensão rebaixada e freios a disco.
Para domar o R.S., existem três modos. O Standard é ativado assim que se dá a partida, e prioriza a economia, sem deixar de lado a performance. No modo Sport, o ronco do motor fica mais intenso e as respostas dos pedais ficam mais ágeis. E segurando este botão por 3 segundos, chega-se ao modo Sport+, que desativa os controles eletrônicos de tração e estabilidade, deixando o Sandero sob maior responsabilidade do motorista em circuitos de corrida.
O interior recebe volante revestido em couro de menor diâmetro e assistência eletro-hidráulica, além de bancos com maior apoios laterais, protegendo os ocupantes em curvas acentuadas. Além disso, esta versão traz um pacote de equipamentos completo, que inclui ar-condicionado automático, Media Nav com GPS, entradas USB e auxiliar, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores elétricos, iluminação no porta-malas e no porta-luvas, airbags frontais, regulagem de altura dos cintos dianteiros e auxiliar de partida em ladeiras, que mantém o carro parado após o freio de mão ser desengatado, evitando que o carro desça.
O motor 2.0 está aliado ao câmbio manual de 6 marchas, sendo as 4 primeiras encurtadas para proporcionar mais desempenho e as duas últimas alongadas para reduzir consumo e nível de ruído. Com este conjunto, o Sandero R.S. acelera de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos e atinge a velocidade máxima de 202 km/h.
Mas, como falamos no início do texto, o Sandero R.S. vai além da potência, e acomoda cinco adultos com conforto para cabeça e pernas, sem falar no porta-malas de 320 litros, disparado o maior entre os hatches deste porte. Sem dúvidas, um conjunto tentador!