Compacto elétrico à venda em 35 países, o Renault Twizy agora pode ser emplacado no Brasil, graças a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que enquadra o elétrico como um quadriciclo e o permite circular dentro da cidade. Com singelos 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura, o Twizy leva duas pessoas (uma atrás da outra). O motor elétrico gera potência equivalente a 20 cavalos e o faz percorrer 100 quilômetros sem recarga.
Duas unidades do Twizy já rodam por praças e parques de Curitiba desde a Copa do Mundo de 2014, através de uma parceria entre a Renault e a prefeitura da capital do Paraná para a utilização do compacto, além de cinco unidades do Zoe (hatch) e três do furgão Kangoo Z.E, pela Guarda Municipal, Setran e Centro Móvel de Informações Turísticas.
Este projeto representa a primeira e maior parceria do País envolvendo utilização de veículos 100% elétricos no serviço público. Em todo o Brasil, circulam mais de 130 unidades de modelos da Renault Z.E. (Zero Emission), destinadas à instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia.
Há dois anos, o Complexo de Itaipu e a Renault assinaram um acordo de cooperação tecnológica prevendo a montagem de 32 Twizy a partir de 2014 no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu (PR). Os veículos são utilizados exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico. As unidades chegaram parcialmente desmontadas. Na usina, o trabalho envolveu a integração do sistema de tração, bateria e motor elétrico, além da carroceria – totalizando aproximadamente 90 peças.
Referência no mercado de automóveis elétricos, a Renault atualmente possui quatro modelos em sua gama: Zoe, Kangoo Z.E, Fluence Z.E e o próprio Twizy. Em aliança com a Nissan, lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo, com mais de 274 mil veículos vendidos.