A Volkswagen foi vitoriosa duas categorias no prêmio “Car of the Year”, promovido pela revista Robb Report. A picape Amarok e o sedã Passat foram eleitos os melhores em seus segmentos pelo júri composto por jornalistas especializados, que votaram na 5ª edição do prêmio. De 216 pontos possíveis, a Amarok obteve 188 pontos e o Novo Passat acumulou 200 pontos. Tanto a Amarok como o Novo Passat superaram outros três finalistas em suas categorias. Entre os critérios analisados pelo júri estavam motor, conectividade, conforto e preço compatível.
A Amarok é oferecida no mercado brasileiro em nove opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, com ou sem caçamba, tração 4×4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.
Nas versões SE, Trendline, Trendline Série Dark Label, Highline e Highline Série Ultimate, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cavalos. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas, na versão SE. Com o câmbio automático de 8 marchas (de série as versões Trendline e Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1750 rpm.
Topo de linha e com conteúdo inédito, a Amarok Highline Série Ultimate é completa de série: traz faróis bixênonio com luz de condução diurna em LED, novo santantônio de aço inoxidável e novo estribo plano de alumínio. Sistema de som com navegação embutido no painel, bancos dianteiros com ajuste de altura, apoio lombar, aquecimento e airbags laterais estão entre os itens de conforto e de segurança. A série especial traz de fábrica como item exclusivo na categoria o ABS “off road”, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e em velocidades de até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem.
Agora em sua oitava geração, o Novo Passat foi apresentado mundialmente no Salão de Paris de 2014 e eleito o Carro do Ano 2015 (Car of the Year 2015) na Europa em março deste ano. Ícone da Volkswagen, ao longo de suas gerações e das mais de 22 milhões de unidades produzidas em todo o mundo, o modelo evoluiu de forma constante, oferecendo sempre o melhor em sua classe.
O Novo Passat foi criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB). Graças a essa plataforma, as proporções foram elaboradas para ser significativamente mais dinâmicas (incluindo carroceria mais baixa, maior distância entre-eixos, rodas maiores) e seu pacote interno foi melhorado. O modelo é oferecido no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: Comfortline e Highline. O modelo traz, em ambas as versões, sistema start-stop (que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo, para economizar combustível).
O Novo Passat é equipado com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology de 220 cv, disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm – ganho de potência de 9 cv sobre a geração anterior. Agora, o VW acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingindo a velocidade máxima de 246 km/h (contra 210 km/h).
O Novo Passat mede 4.767 mm de comprimento – é, portanto, dois milímetros mais curto que a geração anterior. Ao mesmo tempo, a distância entre-eixos foi alongada em 79 mm, passando a 2.791 mm. Nele, a Volkswagen estreou um quadro de instrumentos totalmente digital: o Active Info Display. Todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.