A edição de setembro de 2016 da revista Motor Show comparou o novo VW Golf Comfortline ao Ford Focus SE, ambos com motores 1.6 e câmbios manuais. A publicação aponta: “(o Volkswagen) é mais espaçoso tanto na frente (onde painel e console não avançam sobre os ocupantes como no rival) quanto atrás (onde ainda tem saídas extras de ar-condicionado).”
“O acabamento é mais sofisticado, com detalhes que imitam aço escovado, além de ter mais couro (opcional) e superfícies macias ao toque. Até seus porta-objetos são revestidos de carpete para evitar ruídos, um cuidado com detalhes raro, e que não é visto no Focus – que ainda peca por não ter nem ao menos luzes de leitura básicas.”
“Para completar, no Golf os comandos ficam muito bem posicionados e são mais intuitivos de usar, principalmente os da central multimídia (que ainda tem tela maior e sensível ao toque). O 1.6 do Golf, também 16V, é mais elástico e cresce de rotação de modo linear e progressivo, exigindo menos trocas de marcha. Nas transmissões, ambos têm engates justos e alavancas curtas e altas, bem à mão, mas a
vantagem é do Golf.”
“A direção também é mais progressiva e refinada no Golf. O Golf é o melhor carro, considerando o conjunto.”