O novo elétrico Volkswagen ID.3 apresentado no Salão de Frankfurt (Alemanha) traz uma história fantástica para o Brasil: o projeto do seu desenho exterior foi liderado pelo brasileiro Marco Pavone, chefe de design exterior da marca Volkswagen. Ele conta que juntamente com o seu time receberam como missão projetar um carro carismático. “Pensar no design de um veículo como o ID.3 foi um grande desafio, pois não havia a necessidade de um capô longo ou de entradas de ar, por exemplo”. O resultado é um carro com as proporções externas de um Golf e espaço interno de um Passat.
Uma curiosidade é que Marco Pavone, é irmão gêmeo de José Carlos Pavone, head de design da Volkswagen América Latina. Os dois, quando crianças, enviaram diversos desenhos para o chefe de design da época que estava baseado na nossa fábrica de São Bernardo do Campo, pedindo dicas de como eles poderiam se tornar profissionais nesse segmento. A carta foi prontamente respondida e, diante do imenso talento dos dois, hoje ambos contam com carreiras de sucesso na Volkswagen.
O ID.3 de entrada possui bateria de 45 kWh, que permite uma autonomia elétrica de até 330 quilômetros (conforme o ciclo WLTP). Há a opção de bateria com 58 kW, que permite que o ID.3 atinja uma autonomia de até 420 km. E a opção de bateria de 77 kWh garante autonomia de até 550 quilômetros. É possível carregar o ID.3 para rodar cerca de 290 quilômetros em 30 minutos, utilizando uma tomada de carga com 100 kW.