O sedan Volkswagen Jetta, equipado com o novo motor TSI, acaba de conquistar duas importantes vitórias na mídia especializada contra seu principal oponente, o Toyota Corolla 2.0. O Jetta já havia superado o rival nas revistas Motorshow e Car and Driver, e nesta semana também o superou nos comparativos do site da revista AutoEsporte e do Jornal do Carro, do Estado de S. Paulo.
Nas duas reportagens, os jornalistas destacaram a superioridade do sedã da Volkswagen sobre o concorrente. O Jornal do Carro foi categórico no veredito: “O VW anda forte e o 1.4 tem mais torque até que o 1.6 turbo do Citroën C4 Lounge. Além disso, o Jetta consegue ser extremamente econômico, refinado e confortável”. A publicação, divulgada nesta quarta-feira (6 de abril), também ressalta que o “Volkswagen se sobressai nos detalhes”.
“Só ele (Jetta) traz controle de estabilidade (ESP), de série, e teto solar (opcional)”, menciona. E completa: “Só (a central muldimídia) do Jetta traz espelhamento com smartphones por meio de Android Auto e Apple CarPlay. O sistema é também mais fácil de usar que o do rival”.
O site da revista AutoEsporte também divulgou nesta semana a vitória do Jetta 1.4 TSI sobre o Toyota Corolla 2.0. “É uma disputa bastante equilibrada, mas o Jetta acaba levando uma pequena vantagem nos quesitos desempenho, dirigibilidade, equipamentos e segurança. A ausência de controles de tração e estabilidade, assim como o desempenho aquém nas frenagens, pesaram contra o Corolla nessa disputa”, cita o site, no veredito.
O desempenho do Jetta é bastante elogiado pela AutoEsporte: “a troca pelo novo motor 1.4 TSI (presentes hoje nas versões Trendline e Comfortline) finalmente deu ao sedã da Volkswagen o condicionamento físico que ele merecia. Com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque disponíveis já a partir de 1.500 rpm, o Jetta mostra seu vigor já a primeira pisada no acelerador. Esse pique é mantido não importa o regime de rotação do motor e nem as condições de uso: seja tanto no dia a dia na cidade, em saídas de faróis e retomadas, quanto nas esticadas vigorosas na estrada”.
Dotado de tecnologias como turbocompressor, injeção direta de gasolina e duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, o motor 1.4 TSI gera 150 cavalos e e torque de 25,5 kgfm já a 1500 rotações por minuto – 25% a mais de potência e 38% a mais de torque em comparação ao 2.0 aspirado.
Aliado ao câmbio manual ou automático Tiptronic, ambos de 6 marchas, o Jetta acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 203 km/h, com ambas as transmissões. O consumo de combustível é de 10,9 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, de acordo com os testes realizado pelo Inmetro.
Outro destaque da nova linha é a central multimídia com CD Player, tela touchscreen de 6,3 polegadas, Bluetooth, entrada para cartão SD, App-Connect e sistema de som com oito alto-falantes.