
As fabricantes de automóveis instaladas há muito tempo no Brasil estão se associando com marcas e produtos da China em busca de mais competitividade no mercado e redução de custos operacionais, oferecendo carros com mais tecnologias e melhor relação custo-benefício. Recentemente, a Volkswagen anunciou que a nova geração da Amarok vai herdar a plataforma da picape T90 da SAIC. O início da fabricação da nova Amarok está previsto para 2027, na planta da Volkswagen em General Pacheco, na província de Buenos Aires, e o investimento na fábrica é de 580 milhões de dólares, aplicados entre 2025 e 2029.

A Renault, por sua vez, acaba de formar parceria estratégica com a gigante Geely. Nesta semana, as duas marcas revelaram o seu primeiro produto para o mercado brasileiro, que virá importado: o Geely EX5. Totalmente elétrico e projetado para atender às demandas de clientes em todo o mundo, o EX5 incorpora a tecnologia de ponta e a experiência da Geely em projetar, construir e produzir um veículo elétrico de classe mundial. O lançamento será em julho. A marca planeja uma cobertura com 105 concessionárias em todo o país.

Já a Chevrolet também já tem dois novos projetos da China para apresentar para o Brasil, ambos eletrificados: o Spark EUV, simpático SUV compacto totalmente elétrico que será lançado no país nos próximos meses; e o próximo SUV médio da marca, derivado do chinês Wuling Starlight S e que aqui poderá se chamar Captiva.