Hatch mais esportivo da família Audi, o RS3 Sportback aterriza em solo brasileiro, com estilo mais nervoso e potência incrementada em relação ao modelo anterior. O motor 2.5 Turbo FSI de cinco cilindros rende 367 cavalos e 47,4 kgfm de torque já a 1625 rpm, perdurando até 5550 rpm. A força é gerenciada pelo câmbio S tronic de 7 marchas.
Com este conjunto mecânico, o novo RS3 acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos (0,3 s mais ágil em relação à geração passada), retoma de 60 a 100 km/h (em quarta marcha) em 4,1 segundos, demanda apenas 5,8 segundos para retomar de 80 a 120 km/h em quinta marcha, e alcança a velocidade máxima de 250 km/h.
O interior do RS3 Sportback tem acabamento em fibra de carbono; os bancos esportivos são forrados de couro Nappa Fina, com costuras contrastantes. Com base reta, o volante é forrado de couro e Alcantara. Entre os instrumentos adicionais, há termômetro de óleo, cronômetro e indicador de pressão do turbo, este último no mostrador do conta-giros.
Entre os diversos equipamentos de série, destaque para: sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré, sistema multimídia MMI navigation plus com touchpad e som Bang & Olufsen, bancos dianteiros envolventes com comandos elétricos (incluindo apoios lombares com quatro regulagens), retrovisor interno anti-ofuscante automático, assistente de farol alto, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva.