O OnStar está adicionando mais um interessante serviço: o aviso de baixa carga da bateria do carro. O alerta, assim que detectado pelo veículo, é enviado ao WhatsApp do cliente, que é orientado a ligar o motor por 15 minutos em local arejado para que a recarga seja feita. A comodidade é especialmente bem-vinda principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, quando os carros estão sendo menos utilizados, podendo ficar dias e semanas parados.
O serviço de alerta sobre o baixo nível da bateria está disponível para a nova geração de carros conectados da Chevrolet (Novo Onix, Novo Tracker e Novo Cruze) com algum plano OnStar ativo, incluindo o gratuito, para a devida identificação do usuário. É o próprio veículo que detecta a falha e se encarrega de enviar a comunicação para que ela chegue ao usuário. Tudo isso só é possível graças a um novo sistema de diagnóstico em tempo real do sistema OnStar.
“Um mês depois do início da quarentena, observamos que 10% dos carros com OnStar apresentavam nível crítico de carga da bateria. Com as mensagens, a situação voltou à normalidade sem que os veículos precisassem sair às ruas. Clientes aprovaram a iniciativa, e muitos descobriram que a bateria de um automóvel novo também está sujeita a este fenômeno”, conta Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM América do Sul.
Como acionar o motor do carro do sofá da sala
Outra comodidade interessante que os novos Onix, Tracker e Cruze oferecem nestes tempos de isolamento social é o aplicativo myChevrolet, que permite comandar funções do veículo a distância.
Pelo app dá para ligar e desligar o motor sem a necessidade de ter que se deslocar até o carro, minimizando a exposição ao vírus em garagens comunitárias, por exemplo. O acionamento remoto do motor foi um recurso desenvolvido originalmente para iniciar a climatização da cabine de forma remota e é exclusiva de configurações equipadas com transmissão automática.
Pelo aplicativo também é possível consultar a vida útil do óleo, o nível de combustível no tanque e a pressão dos pneus, outros itens relevantes que carecem de atenção quando um automóvel fica parado por períodos mais longos. A frota total de carros conectados da Chevrolet com o OnStar no Brasil é de aproximadamente 180 mil veículos.