Enquanto o SUV médio Volkswagen Taos é o primeiro automóvel a alcançar a nota máxima de 5 estrelas desde a implantação de novos protocolos de avaliação pelo Latin NCAP, a dupla Fiat Argo e Cronos despenca de 3 para zero estrelas. Argo e Cronos foram avaliados em impacto frontal, impacto lateral, proteção à coluna cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Os Fiat mostraram proteção pobre no impacto lateral para adultos, ganhando zero estrela neste teste.
A falta de airbags laterais e de cortina como equipamentos de série e a baixa proteção para a coluna cervical reduziram o resultado na proteção de adultos. Rivais como Chevrolet Onix e Volkswagen Polo apresentam carroceria mais segura em impactos e airbags laterais. No teste de whiplash, a proteção para o pescoço foi fraca, com um grande ângulo de deflexão do encosto durante o teste, o que também representa um risco para os ocupantes do banco traseiro.
A pontuação para crianças foi baixa principalmente por causa da sinalização das ancoragens que não atende aos requisitos do Latin NCAP. Para completar, a proteção para pedestres de Argo e Cronos apresentou o pior desempenho desde que a instituição começou a avaliar a proteção de pedestres em 2020.
Já o Volkswagen Taos é o primeiro carro a ser classificado com 5 estrelas pelo Latin NCAP desde a imposição de novos protocolos que visam aumentar os padrões de segurança nos veículos comercializados na América Latina. Para saber mais detalhes e conferir o vídeo com todos os testes efetuados, clique aqui.