A produção de motocicletas no Brasil atingiu um recorde histórico e chegou a 1,57 milhão de unidades no ano passado, o maior patamar registrado em dez anos, de acordo com a Abraciclo, associação de fabricantes que representa marcas instaladas no Polo Industrial de Manaus (Amazonas). São nada menos que 42% de crescimento na produção entre os anos de 2019 e 2023, que se explicam por conta de uma combinação de dois fatores: a busca por uma alternativa de veículo mais acessível e ágil que o automóvel, somada à multiplicação de profissionais que trabalham com entregas ou mototáxi no país nos últimos anos.
“A moto permite sair da aglomeração no transporte público. Possibilita uma mobilidade individual mais barata, porque reúne o preço do combustível, a facilidade de deslocamento e o menor custo de estacionamento”, avalia Marcos Bento, presidente da Abraciclo. O contingente de motoristas habilitados também está em expansão, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Entre 2018 e 2023, o aumento foi de 20,8%, alcançando a marca de 38,8 milhões com base em dados até fevereiro deste ano.
Com o aumento da procura, o país já tem 27 milhões de motos circulando pelas ruas. Em fevereiro de 2020, antes das restrições causadas pela pandemia, o número era de 23,3 milhões. O exército de profissionais que atuam com entregas ou como motoristas de aplicativo contribui para essa expansão. Em 2023, o IBGE calculou em 1,5 milhão o número de motoristas de apps ou entregadores em todo o país.
A equipe da Japan Motos está de prontidão para lhe atender e disponibilizar todas as informações sobre a linha de motocicletas Honda:
Toda a linha de motos da Honda está disponível na Carhoo com condições especiais!